Como atrair seguidores para as redes sociais

Dependendo do seu tipo de negócio, nicho, segmentado, ter uma base grande de seguidores nas redes sociais é um indicador importante, tendo em vista que essa base, muito possivelmente pode se tornar seus potenciais clientes.

Um outro papel importante desse tema é que seguidores podem se tornam possíveis evangelistas, ou, disseminadoras da marca, independente se já compraram ou não de você.
 
Pense que um seguidor ao ver sua publicação pode compartilhar para 1, 2  ou mais pessoas sem ao menos ter comprado de você.
 
Mas será que é necessário ter muitos seguidores?
 
A resposta é sim!
 
Independente do que é muitos para você.
 
Isso por que, a cada dia que passa o Instagram e Facebook entregam para menos pessoas, uma publicação, pelas minhas observações, o Instagram está entregando de 5% a 15% da base depois que ela passa de 5 mil seguidores.
 
Contas pequenas, até 3k ainda conseguem alcançar 50% da base quando o conteúdo é relevante.
 
Mas é importante ressaltar o que falei no inicio: quantidade depende muito do teu nicho, segmento, mercado, etc.
 
Mas uma coisa eu te garanto, quanto mais pessoas próximas a ti, mais fácil fica de vender quando você ofertar algo.
 
Então esses são os 2 principais porquês de atrair constantemente mais seguidores para sua base: alcance orgânico muito baixo e mais possíveis clientes na base para receber oferta.
 
Porém, o detalhe mais importante é alinhar essa estratégia com os indicadores do nosso negócio, ou seja, quantos seguidores eu PRECISO para impactar os resultados?
 
Eu calculo da seguinte forma, 10% da minha base está pronta para comprar de mim. Então, se eu tenho 1000 seguidores, quer dizer que 10 se eu fizer uma oferta, possivelmente acontecera 10 vendas.
 
Quais fatores influenciam esse cálculo?
 
O quanto você consegue AQUECER essas pessoas sem ESTRESSAR a base.
 
Eu chamo de estressar a base ficar fazendo oferta em cima de oferta, publicar promoção todos os dias.
 
Quando eu falo 10% de conversão é quando você faz uma oferta estruturada para essa base.
 
Bom, mas olhando para esse número, me diz aí, quantos seguidores você precisa ter para atingir sua próxima meta do mês?
 
 
Se você quer fazer 10 novas vendas esse mês, você precisa aumentar 1.000 seguidores.
 
Agora, se você não está tendo vendas, mesmo aumentando seguidores, tem algo errado na sua estratégia que precisa ser revisto.
 
Perfeito, agora que contextualizamos os porquês de atrair mais seguidores, vou mostrar algumas estratégias que eu testei e deu certo.
 
Essas ações foram responsáveis por fazer o Perfil do Marcel Scalcko (@marcelscalcko) sair de Um Mil seguidores para mais de 45 mil em menos de 2 anos, desses, 25 mil em 4 meses.
 
 

Ação Zero: Arrumar a casa

Aqui é o seguinte, se você vai começar a implantar ações para atrair seguidores, você precisa deixar sua ‘loja’ arrumada, organizada, fácil de entender o que você faz.
 
Não passe para as próximas ações antes disso, pois será um tempo investido em vão.
 
Duas questões que você precisa estar presente: Por que as pessoas estão nas redes sociais e Por que elas deveriam te seguir.
 
- Pessoas estão na internet por 3 motivos: Informação, Entretenimento ou Relacionamento - fique atendo para o que você esta entregando para ver se está alinhado com a sua proposta de posicionamento.
 
- Está claro para as pessoas por que elas deveriam te seguir?
 

Ação 1: frequência de conteúdo

Se possível 1 conteúdo por dia seguindo a seguinte regra: 50% técnico, 15% emocional, 15% pessoal/humanizado e 20% oferta.
 
Esse conteúdo tem 3 objetivos: gerar autoridade, criar conexão e quebrar objeções.
 
Olhe para esses 20% de oferta e analise o seu perfil agora, possivelmente você esteja com a pirâmide invertida, 80% promocional e 20% envolvimento.
 
Mas, fazer conteúdo atrai seguidores?
 
Sim, porém muito pouco, ou seja, muito lentamente…
 
Por isso, se você quer crescer rápido, que é o caminho mais correto, deve seguir as próximas dicas.
 
 

Ação 2: CoLabs

Colabs é uma tática de Lives com convidados. Essa é uma das ações orgânicas que mais deu resultado para nós.
 
A grande sacada é convidar pessoas que tem mais seguidores que você e que você complemente o conteúdo dela.
 
O melhor é fazer uma troca, eu te convido, você me convida, assim geramos autoridade para nossa marca e mais pessoas vão fazer esse movimento de nos seguir.

 

Ação 3: Lives + Sorteio

O sorteio é um chamaris de seguidores, porém, corre o risco desses seguidores ser apenas ‘arroz de festa’, ou seja, não somar em nada na sua base e apenas sujar as tuas métricas.
 
Por isso nossas ações de sorteio estão quase sempre integradas as lives. Pois, assim conseguimos ter a atenção das pessoas, gerar interesse e principalmente, dizer as regras para participar do sorteio.
 
 

Ação 4: Divulgar suas redes nos outros pontos de contatos

Mapear todos os pontos de contatos, principalmente os digitais e linkar para as redes prioritárias.
 
Exemplo, se você tem um blog e cria conteúdo, no final do texto pode indicar sua rede social através de um texto simples, ou uma foto.
 
Existem vários outros locais como, assinatura de e-mail, final de conteúdo na própia rede social, sacola, flyer, etc.
 
 

Ação 5: Incentivo de prova social

Uma prova social é quando a pessoa faz uma publicação ou compartilha uma na sua rede, ou seja, ela prova para a ‘sociedade’ que ela aprova aquilo.
 
Incentivar essa prova é muito relevante..
 
Nós fizemos isso ao final de cada treinamento, pedindo para as pessoas deixarem um comentário no post oficial e marcar 3 amigos que precisam dessa transformação.
 
Mas você pode pedir para as pessoas tirarem uma foto e publicar marcando a empresa em até X dias, que elas vão receber um brinde surpresa.
 
Muitas vezes nem precisa brinde, apenas um pedido carinhoso do tipo: se você foi bem atendido aqui, por favor, deixe uma foto no seu Instagram ou Facebook e nos marque, assim saberemos que estamos no caminho certo e você também nos ajudo a alcançar mais pessoas como você.
 
Porém, nós vamos além, nós seguidamente elegemos EMBAIXADORES do Grupo Scalco, ou seja, um exército de pessoas fiéis alinhadas com o propósito da empresa e que nos ajudaram a espalhar a mensagem.
 
Mas para fazer isso, é importante você ter planejado a Ação 6.
 
 
Agora vamos para um jogo de gente grande.
 

Ação 6: Lançamentos

Lançamentos são campanhas que acontecem em prazo determinado, ou seja, um período pré-estabelecido e ajuda a termos uma explosão nas métricas, seja, elas de vendas, seguidores, etc.
 
Uma forma clássica de fazer lançamento são ações de vendas ou campanhas institucionais nos meios digitais (e físico) que ajudam a espalhar a mensagem e o posicionamento da empresa, mas também a chamar atenção das pessoas.
 
Outro tipo de lançamento que gera muito resultado são os chamados Desafios.
 
É um modelo onde se usa um pretexto para gerar um contexto e assim conectar as pessoas em uma causa.
 
Nesse desafio é feito um calendário onde será abordado tópicos que ajudarão as pessoas a vencerem esse desafio.
 
Isso atrai muitas pessoas, caso você tenha feito seu dever de casa de mapear as dores e desejos do meu público-alvo.
 
 

Ação 7 - Pedir (Siga-me)

Essa é a estratégia que fez nós sairmos de 20 mil seguidores no perfil do @marcelscalcko e chegar em 45 mil em menos de 4 meses.
 
Trata-se de pegar seus melhores conteúdos orgânicos e impulsionar (investir grana/dinheiro) para atingir pessoas que ainda não te segue.
 
E no contexto do conteúdo você vai pedir para que a pessoa que se interessou e quer ver mais conteúdo sobre esse tópico te seguir, pois, você publica conteúdo com X frequência na rede Y.
 
Se esse conteúdo for em vídeo é melhor, pois, por 3 motivos: Vídeo é a nova foto, segundo é porque vídeos tem alguma preferência no algorítimo das redes sociais, terceiro porque as pessoas vão ter que assistir para depois ver sua mensagem.
 
Só por conta desse último detalhe já vale a pena o vídeo, pois assim você estará atraindo pessoas que se conectaram com sua mensagem e realmente irão engajar com seu conteúdo e indicar para outras pessoas.
 
E aqui entra a importância da Ação Zero e Ação 1, pois, de nada vale gastar dinheiro para atrair novos seguidores se a loja está desarrumada, toda bagunçada e sem ter conteúdo interessante antes e depois que essa pessoa começa a te seguir.
 
 
 
Bom, chegamos ao final, coloquei as 7 táticas que eu uso para meus clientes e que nos ajudaram a duplicar nossos seguidores em menos de 4 meses.
 
 
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