Como atrair mais cliente em potencial

Eis a grande procura de toda empresa, como atrair mais publico comprador para o meu negócio?

Não sei se você percebeu, mas usei 2 pontos-chaves no frase acima: Atrair - Publico Comprador.

Isso não foi atoa.

Acredito que nosso esforço de marketing deve sempre se esforçar para melhorar esses 2 indicadores: Quantidade de pessoas Atraio e Quantas dessas pessoas eram meu público com potencial comprador?

Não adianta lotar meu pipedrive de oportunidades que na verdade não são oportunidades, são apenas números de vaidade do marketing, ou seja, um monte de curiosos.

Nesse texto de hoje vou passar algumas estratégias de marketing e algumas diversas táticas dentro de cada um delas.

Mas antes, quero que você olhe para essa imagem abaixo:

Do lado esquerdo temos um Funil baseado na Escala de consciência do consumidor, começando por descoberta, chegando em COMPRA.

E do lado direito temos um selo para cada dupla de etapas do funil, ou seja, para cada 2 itens do funil temos um selo, começando em Topo, passando por Meio e finalizando em Fundo de funil.

Essa imagem é importante para que você desenhe a sua estratégia de marketing pensando em cada etapa.

Para deixar mais claro…

Você precisa ter um tipo de abordagem para cada nível de consciência do meu consumidor (lado esquerdo da imagem), isso vai exigir tempo, dinheiro e energia da minha equipe de marketing e vendas.

Inclusive é isso que vai definir qual das estratégias abaixo você vai usar.

Vou dar um exemplo:

Você decidiu fazer uma Live para oferecer um produto ou serviço. Você divulgou a Live e compareceram 300 pessoas.

Dessas 300 pessoas você fez 15 vendas - uma taxa de conversão de 5%

Isso é uma ótima conversão, significa que as pessoas que compareceram na Live tinham um nível de consciência elevado e já estavam com uma intensão de compra, faltava apenas um estímulo.

Agora, se você tem produtos novos para o mesmo público, pode ser que seja interessante repetir a Live a cada 15 dias para ver se irá manter a taxa de conversão. Como é pouco provável, você precisará atrair mais pessoas novas. É aí que entra o Funil acima e as estratégias abaixo.

Vou apresentar abaixo quais são as formas que uso para atrair esse publico comprador.

Mas, PARA ONDE ATRAÍ-LO?

Esse é o primeiro item que precisamos definir, qual será o seu CANAL DE VENDA?

Você precisará definir qual delas é a melhor para o seu MODELO DE NEGÓCIOS.

Vou listar abaixo alguns Canais de Vendas:

  • - Whatsapp
  • - Direct no Instagram
  • - Página de Vendas
  • - E-commerce
  • - Robo no Messenger
  • - Humano + Robo
  • - Venda consultiva por telefone ou pessoal
  • - Marketing Direto

Um canal de venda é o local onde você irá ter um contato pré-venda ou já Efetivar a venda de fato.

O princípio é simples, eu olho para a estrutura do meu negócio e vejo qual dos canais acima melhor atendem minha expectativa de:

Número de Atendimento x Número de Vendas.

Ou seja, se eu tenho que ‘falar’ com 10 pessoas para fechar uma venda - o meu funil de marketing para conduzir uma pessoa até o CANAL de venda é um.

Agora, se eu preciso ‘falar’ com 1.000 pessoas para fechar uma venda - o meu funil de marketing será outro.

 

Legal né!?

Então, conforme o meu objetivo final, eu penso em qual estratégia eu vou usar.

Sim, eu sei que pode parecer complexo, mas ninguém falou que seria fácil.

O que você precisa é de alguém te ajudando a olhar para os números do teu negócio para montar a estratégia mais adequada.


Veja essa relação:

Nível de Consciência X Quantidade de Vendas X Complexidade da Venda X Equipe/agenda

 

Essa relação acima muitas vezes só possível ter com precisão depois de TESTARMOS nossa oferta no mercado.

Pois, só depois de ter esses números em mãos que vamos ver se precisamos alterar o modelo de marketing ou vendas.

Me lembro uma vez que joguei tráfego qualificado para um página de lista de espera. Eu esperava receber entre 15 a 30 preenchimentos em 3 dias, porém, acabei recebendo mais de 50 pessoas.

O que aconteceu?

Eu não tive equipe para atender as 50 pessoas no outro dia.

Por isso, você precisa testar sua oferta no mercado e depois checar se você terá TIME, ou Braço para atender essas pessoas que chegaram até seu canal de vendas.

Agora que já definimos a parte estratégica, vamos a parte tática.

Por onde vamos atrair essas pessoas e principalmente, como vamos qualificá-las.

A melhor maneira hoje é fazendo uma oferta em uma ou mais mídias de tráfego rápido, são elas: Facebook e Instagram Ads, Google Display, Google Pesquisa ou Youtube Ads ou ainda no Linkeding.

O Google Pesquisa é uma ótima opção para atrair pessoas que já estão no fundo do funil, ou seja, pessoas que já estão com intenção de comprar ou já estão na fase de avaliação de opções.

Essas mídias acima são as principais fontes de tráfego rápido e por ser rápido e pago.

Existem outras formas de atração que são 'gratuitas', porém são lentas, como SEO, Texto em Blogs, entre outras.

Se você está começando a investir em marketing digital agora, meu conselho é escolher 1 mídia e investir energia (tempo e dinheiro) nela, depois, com o tempo você vai testando outras.

Porém, agora que você escolheu qual canal de marketing vai usar para atrair pessoas, você precisa qualificá-las.

A não ser que você tenha feito uma Live ou Webinar para aquecer seu publico potencial, é importante conduzir as pessoas por um funil ou filtro de vendas antes de enviar ela para um Whatsapp.

Mas como falei, tudo é teste!

O indicador sempre será a conversão, se você está atingindo um número X de pessoas, atraindo Y para a oferta e vendendo menos que o esperado, pode ser que não esteja atraindo o cliente em potencial, ou precisa AQUECÊ-LO melhor.

O importante é definir onde seu nicho atua, quais os níveis de consciência seu publico já tem e atuar sobre eles.

Com o tempo você vai precisar escalar, então é a hora de trabalhar mais forte os seu público com nível de consciência mais baixo, ou seja, que ainda está na fase da descoberta do problema e/ou da solução.

Eu fico por aqui, espero ter ajudado e fica ligado nos Grupos de Mentoria para escalar seu negócio através do marketing digital.