Os 3 Segredos por trás da fidelidade das marcas [neuromarketing]

Quanto mais uma experiência de compra é prazerosa (isso antes mesmo do cliente usar o produto), seguida de uma experiência de consumo também prazerosa, mais chances de ter um cliente fiel a sua marca.

Parece óbvio, mas as pessoas não se comprometem com o que não entendem, por isso é importante que você entenda o que acontece no cérebro do seu consumidor para poder passar para sua equipe.

Sabemos o quanto é valioso nos dias de hoje manter um cliente fiel a nossa marca, principalmente quando levamos em consideração o excesso de informação e concorrência nunca antes vista no mundo, e o pior, ficando ainda pior com o passar dos anos.

Pensando nisso, alguns empresários, por conta do cenário econômico não muito favorável, chegam a cogitar que não existe mais clientes fiéis a marcas, produtos ou serviço.

Porém o neuromarketing comprova exatamente o contrário.

Para explicar melhor, vamos falar dos 2 primeiros segredos.

São 2 princípios básicos do ser humano:

  • - Primeiro: Somos preguiçosos
  • - Segundo: Nos movemos apenas por Dor e/ou Prazer

Nosso cérebro consome cerca de 20% da energia total do nosso corpo, então ele busca constantemente atalhos para que possa economizar ao máximo o consumo desta energia.

Também que nos movemos apenas por dois ‘estímulos’, Dor e/ou Prazer, ou seja, nossas decisões sempre estão voltadas para solucionar uma dor, ou para termos mais prazer.

Juntando essas duas informações fica fácil entender que SIM, existe cliente fiel a marcas que unem estes 2 princípios: Economizam a energia do cliente e resolvem uma dor ou dão mais prazer.

 

Como se faz isso?

Dando uma BOA experiência de compra para o consumidor.

Perceba que falei BOA e não PERFEITA.

Vamos pegar o exemplo do McDonald’s, se você olhou o filme ‘Fome de Poder’, irá lembrar que os fundadores perceberam que as pessoas ficavam perdidas com o excesso de opções do cardápio. Este é outro princípio que o neuromarketing já analisou e comprovou que NÃO gostamos de muitas opções, pois muitas opções significa mais chances de errar na escolha e isso nos causa DOR.

Mas vamos ao McDonald’s, eles perceberam que as pessoas tendo a opção de escolher apenas Hamburger com batatas fritas e Coca-Cola economizavam energia e ainda diminuiam a dor da escolha.

Traduzindo na linguagem Gelson Campos: Se for cansativo comprar de você, pare e refaça seu marketing.

Outra questão é: Se você não resolve uma DOR, as pessoas compram para ter Prazer. Então se não for prazeroso a compra, pare e refaça seu marketing.

Empresas com mais de 12 anos abriam com o único propósito de resolver as dores e tinham menos concorrência, hoje é muito difícil encontrar um nicho em que exista uma 'DOR REAL', por exemplo, as pessoas precisavam de cimento, tijolos, lampadas, pneus, computador, internet, sites e não tinham muitas opções de onde comprar, hoje é comum.

Então o que temos hoje são pessoas querendo fazer o que fazem de maneira mais rápida e prática, ou seja, com mais facilidade (prazer).

Eu falei que eram 3 segredos né?

O último é o mais poderoso.

Todas as vezes que adquirimos algo, nosso cérebro recebe uma descarga de Dopamina, o neurotransmissor responsável pelo prazer. Por isso estamos sempre correndo atrás do que não temos e também por isso que algumas pessoas estão insatisfeitas com suas vidas, pois lhes falta emoções que as gerem mais prazer (dompamina).

Mas o grande ‘pulo do gato’ está na EXPERIÊNCIA DE CONSUMO. Ou seja, o quão bom foi a experiência que o consumidor teve com o que comprou. Se de fato o produto ou serviço cumpriu com a promessa da sua oferta e fez com que ele tivesse a sensação de realmente ter feito uma excelente compra/escolha, o cérebro recebe uma SEGUNDA DESCARGA DE DOPAMINA, duplicando assim o prazer da escolha.

Quando acontece isso é criado um MARCADOR no subconsciente da pessoa, chamamos isso de marcador somático. Este marcador será consultado todas as vezes que esta pessoa precisar resolver este problema novamente, fazendo com que a empresa, marca ou produto escolhido seja daquela que o cérebro reptiliano e límbico tem como confiável, ou seja, aquela que resolver de forma PRAZEROSA o seu problema.

Isso vale pra tudo, de restaurantes à pintores de casa. Não importa a área, segmento ou nicho, o que importa é o marcador que ficou registrado no consumidor ao comprar sua solução.

Então se você quer ter uma empresa que seja a primeira opção na mente do consumidor reúna estes três ingredientes: Comodidade (economia de energia), Solução (dor e/ou prazer) e Valor (experiência de consumo).

Lembre-se, os neurotransmissores regem nosso estado físico e mental, por isso fazer com que seu cliente tenha uma dupla carga de dopamina deve ser uma das suas prioridades.

 

Espero ter ajudado você na busca de vender mais e melhor.