A verdadeira função do marketing

Muitas pessoas quando percebem que suas empresas estão passando por momentos de mudanças, seja por uma baixa de vendas, quanto um cenário de ampliação de mercado, enxergam no marketing a carta da manga.

O que está completamente CERTO!

Porém nunca podemos esquecer que o marketing possui etapas e estas, não são como um passe de mágica. Mas como a imagem que usei no post, uma planta que possui etapas para virar uma grande árvore geradora de frutos.

Estes dias fui explicar a equipe de vendas de um grupo, que o marketing tinha algumas etapas a serem cumpridas antes de ter um Lead qualificado.

Gosto dessa alusão da árvore, então vou usá-la aqui.

1° para termos uma árvore frutífera de leads, precisamos ter uma árvore, então, precisamos planta-lá.

Aqui entra a lei da semeadura: se semeamos sementes de qualidade, teremos plantas/árvores de qualidade.

As sementes são os teus materiais de atração de prospects (público semelhante ao seu cliente ideal, mas que você ainda não sabe que você existe e tem a solução para o problema dele).

2° para que a semente cresça saudável e rápido, você precisa cuidar dela, regar e adubar.

Nesta etapa entra o quanto de material você produz para que seu prospect e lead vejam que você realmente é coerente com aquilo que anuncia.

Aqui entra todo conteúdo diário que você compartilha, todos clientes satisfeitos que você deixa diariamente.

3° depois que a árvore cresce, você já pode colher os PRIMEIROS FRUTOS.

Chega a hora de começar a ter os primeiros resultados em vendas. Aqui entra em cena algo muito lindo, porém muito perigoso.

As primeiras vendas começam a surgir e os ânimos aumentam. Mas nunca se sabe a quantidade desses frutos e uma hora ou outra eles se acabam.

4° O quão frutífera é sua arvore?

Nesta fase entra a grande beleza do marketing: CONTINUAR GERANDO FRUTOS.

Empresas inteligentes estão constantemente fazendo marketing pois sabem que precisam ter várias árvores dando frutos e principalmente, cuidando para que cada árvore tenha cada vez mais frutas maduras.

Imagine agora uma vinícola. Imaginou?

Para aumentar a quantidade de litros produzidos por safra você vai precisar que suas videiras produzam mais uvas e uvas com cada vez mais suco.

Na sua empresa é a mesma coisa. Você vai querer que cada árvore de cada vez mais frutos e que cada fruto (cliente) dê cada vez mais suco (compras).

Por isso você esta sempre produzindo materiais para aumentar o valor percebido da sua empresa e fazendo com que cada vez mais pessoas estejam prontas/cientes que precisam da sua solução.

FINALIZANDO!

A função do marketing é sempre espalhar sementes em solos cada vez mais fertis. Ou seja, ter produtos/soluções cada vez melhores (tanto em qualidade como em melhor comunicados) e chegando em cada vez mais pessoas.

Depois que você tem isso sempre rodando, entra a ‘última’ etapa...

5° a incansável missão de Sacudir a árvore.

Ao menos que sua solução seja sazonal, você tem a missão de constantemente sacudir a árvore para colher novos frutos.

Este é o momento em que sua empresa tem que dar a cara a tapa e ofertar algo.

Você pode querer fazer isso de 1 a 1 com vendas diretas, o que é lento, custoso e cansativo. Ou pode fazer com campanhas que pegam um público maior, seja utilizando apenas o marketing digital ou canais digitais ou ações offline em conjunto com o digital.

Este fluxo resumido neste texto é contínuo, ou seja, nunca tem fim.

Você, sua empresa e sua equipe de marketing estão constantemente jogando novas sementes (produtos/soluções novas) em solos férteis (novos produtos pro mesmo consumidor, mesmos produtos para novos consumidores, ou ambos), regando e adubando a terra e a árvore (conteúdos de qualidade, relacionamento, etc), colhendo frutos maduros (oferta imediata para quem ja estava esperando por sua solução) e por último e por que não dizer, o início do fluxo, porém melhorado, para que sempre exista frutas prontas.

Claro que dentro dentro processo existem outras funções do marketing, como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produto, etc.

Mas acredito que se prestar atenção nestes 5 passos, conseguirá ver onde você deve melhorar seu processo.