O Caminho para se Diferenciar

Vamos juntos criar caminhos para nos diferenciar no mercado e assim transformar mais vidas através da nossa solução.
 
Estamos vivendo uma enxurrada de empresas e profissionais liberais abrindo negócios todos os dias e qual é o principal canal de divulgação hoje? As redes sociais!
 
Não se trata mais de produtos, se trata de conquista, ou seja, de seduzir o cliente e mais, ter um relacionamento duradouro com ele. E isso só é possível através de posicionamento e diferenciação.
 
Não ter diferenciação é o motivo que faz empresas faturarem muito aquém do que poderiam.
 
Isso é uma questão psicológico, nesse mar tem muitos peixes e infelizmente nosso sistema cerebral só tem espaço para uma pessoa, ou nesse caso uma marca.
 
Dificilmente nos lembraremos do segundo lugar, muito menos do terceiro.
 
Então qual o primeiro passo para me diferenciar?
 
O PRIMEIRO PASSO É DEFINIR-SE
 
Quem você é, para quem você é e qual problema você resolve?
 
É nessa hora que as pessoas desistem, pois ter um diferencial é em grande parte ter um posicionamento.
 
Definir-se é o primeiro passo para saber qual posição você ocupa na mente do consumidor.
 
Se eu me defino como estrategista de marketing digital, eu vou concorrer no mínimo com mais de 500 mil empresas.
 
Aqui esta uma chave: é por isso que muitas empresas locais resistem em entrar para o digital, pois localmente elas são as únicas, ou pelo menos foram as primeiras.
 
Profissionais de educação fisica criaram um mundo a parte em suas cidades ou academias, então veio o covid e elas tiverem que ir para o digital e se DIFERENCIAR.
 
Qual a pergunta a se fazer?
 
No que eu sou diferente?
 
Dentro dessa pergunta você irá observar se isso é realmente suficiente ou precisará fazer uma imersão em si ou CRIAR algo novo.
 
Veja bem a profissao de coach, ta cheio de coach por ai e o que faz você chamar um coach hoje? A especialidade que ele resolve. Chamamos isso de nicho.
 
Aí entra o segundo item da Definição: pra quem você é?
 
No caso do coach ele pode ser para empresarios, jogadores, gestores.
 
No caso de uma loja de calçados pode ser apenas para mulheres que trabalham fora
 
A grande questão aqui é ter um perfil de pessoas, isso no ajudará no terceiro passo da definição: 
 
O que você resolve?
 
Aqui entra o pulo do gato, pois, se você resolve o que mais 1 milhão de empresas resolvem, infelizmente você não conseguirá ocupar a mente do consumidor.
 
Ontem mesmo me perguntaram se eu trabalhava com marketing digital. Eu respondi: não! Eu ajudo pequenas empresas e profissionais a ganhar mais dinheiro e ter mais lucro através de estratégias simples, práticas e aplicáveis.
 
O que eu resolvo? 
Ajudo pequenas empresas e profissionais liberais a ganhar mais dinheiro através de estratégias de marketing digital.
 
Com isso eu posso descobrir qual posição eu ocupo na mente do consumidor
 
Com isso também eu posso conferir se não estou caindo na armadilha do MAIS DO MESMO.
 
Ou seja, será que ao me posicionar assim, as pessoas não vão achar que faço a mesma coisa que outro tipo de profissional?
 
Quando você diz o que você faz, para quem você e qual problema resolve, as pessoas comparam com outra coisa?
 
É sinal que você caiu na armadilha do MAIS DO MESMO e precisa se reposicionar urgente.
 
Para alcançar maiores mercados, você precisa criar maiores diferenciais, e esse diferencial vem ao conseguir resolver muito claramente o problema do seu nicho de mercado.
 
Ex: faço roupas de uniforme. Ok! o que você resolve? Eu entrego em 5 dias, pois a maioria das empresas não pode esperar 10 dias para ter seu uniforme. Entao é isso. Se outras empresas não conseguem fazer isso, você precisa externar isso para o mundo.
 
Lembrem-se, é melhor ser um peixe grande em uma lagoa, do que um peixinho em um oceano.
 
Para fechar esse bloco, você precisa ser o Primeiro em alguma coisa para poder ocupar o espaço na mente do seu consumidor.
 
Vou dar alguns passos para isso:
Lance algo novo no mercado, mas seja rápido: as pessoas precisam te enxergar
Encontre uma brecha no mercado:
 - Preço
 - tamanho
 - Sexo
 
Caso você não consiga encontrar uma brecha de preço, tamanho ou sexo, você precisará criar uma brecha:
 
E a melhor maneira de fazer isso é ter um inimigo.
 
Esse inimigo pode ser uma lei, um concorrente, entre outras coisas.
 
Pode parecer ruim, mas conflitos movem as pessoas
 
Vejamos a propagando contra o covid-19. Todos contra o convid.
 
Criar um brecha é algo fantástico, que exige coragem, mas que irá colocar sua empresa no topo.
 
Quero que registre isso, nossa mente irá lembrar apenas do primeiro de cada categoria, no máximo o segundo.
 
E caso você não consiga ser o primeiro, o conflito contra o primeiro é a sua grande chance de ser o segundo.
 
É o caso da Pepsi contra a Coca-Cola.
 
O último passo, mas que poderia ser o primeiro é: Tenha um nome forte
 
Blz Gelson,  Entendi que preciso de 4 coisas:
  • - Definição ou seja Posicionamento
  • - Lançar algo novo e rápido no mercado
  • - Encontrar uma brecha
  • - Ter um nome Forte (negócio ou produto)
 
Mas o que eu faço depois?
 
Agora é a hora de comunicar tudo isso, sim, o melhor caminho é através do marketing digital.
 
Existem centenas de milhares de estratégias e táticas hoje no mercado e nos próximos textos vou abordando todas elas.
 
Mas uma coisa você pode ter certeza: sem ter a essência, não existe tática que resolva.
 
Pode parecer algo básico, mas, mostre sua essência e os resultados que ela está gerando.
 
Por exemplo, eu acredito que uma empresa tem alma e está no mundo para servir, para resolver um problema para uma nicho ou comunidade.
 
Então eu mostro a essencia do que faço, mas também mostro os resultados.
 
Quem trabalha com artesanato, pode mostrar a escolha dos fios, linha, cartela de cores, e depois não só mostrar a foto do produto, mas as pessoas usando seu produto no momento oportuno.
 
Publique todos os dias conteúdo assim e se possível impulsione ele com uma verba.
 
Com essas 4 estratégias e o uso das mídias digitais você pode ter certeza que os resultados virão.