A verdadeira Concorrência

Engana-se aquele que pensa que está perdendo espaço para a concorrência ao lado, pois a verdadeira concorrência hoje é a falta de foco do consumidor.

Mas claro que seria muito fácil colocar a culpa no consumidor ou falar que o concorrênte vende mais barato, ou que o produto é de pior qualidade, etc.

A grande questão é que hoje em dia está cada vez mais dificil fazer o consumidor prestar atenção na nossa mensagem, ou seja, naquilo que temos para oferecer que irá facilitar sua vida.

Por isso acredito que uma das profissões ou profissionais mais requeridos do futuro serão os copywhiters, pois estes serão uma versão “atualizada” dos redatores publicitários dos tempos dos anúncios feitos apenas em textos nos jornais e terão a árdua missão de captar a atenção do consumidor com uma headline e um texto que entregue a verdade oferta do serviço ou produto vendido.

Uso está imagem acima nos meus treinamentos para explicar qual é a real concorrência hoje em dia, pois somos expostos a um número exorbitante de anúncios diariamente e retendo muito pouco disto.

Somos expostos a 11 milhões de informações por segundo. A neurociência acredita que nosso cérebro só retem 40 bits de informação por segundo. Ou seja, nosso cérebro precisar escolher o que focar. Assim fica claro que é impossível querer que sejamos notados sem uma estratégia que vá além do óbvio e chame a atenção das pessoas.

Por conta disso o branding está tão em alta.

Pois enquanto nosso consciente retem 40 bits de informação, nosso inconsciente se encarrega de mostrar um atalho para o que devemos focar, ou como estamos falando de vendas, que tipo ou marca de produto devemos confiar.

É claro que as marcas sempre fizeram branding, mesmo sem saber o que é o termo técnico para isso.

Mas gosto de falar para todos que tenho oportunidade, que tudo é branding, mas que um dos pilares dele é importante atentarmos para podermos driblar essa concorrência, este pilar é o PROPÓSITO.

Marcas que correm atrás de um propósito estão automaticamente gerando EMOÇÃO, ENGAJAMENTO, RELACIONAMENTO E CONFIANÇA.

É exatamente a emoção que vai fazer a diferença nas suas vendas.


Pergunte-se…

Que emoção meu cliente tem ao ver minha fachada? Entrar na minha empresa? Falar ao telefone com minha equipe?

O que ele sente quando recebe um presente com minha embalagem?

Quando recebe um material publicitário?

Como ele sai da tua empresa? do teu site? das tuas redes sociais?

Ele diz: Cara, que massa esta experiência de compra?


Gostaria de lembrá-lo que as "barreiras" para a "concorrência" não são mais físicas e sim mentais/psicológicas, portanto comece a tratar seu cliente como seu familiar/amigo/namorado e entrega relacionamento de valor para ele.