Tudo que você precisa saber sobre Escada de Produtos

Uma escada de produtos é o que garantirá o tempo de Vida do seu cliente comprando da sua empresa.

O Conceito de escada de produtos é simples, fazer com que seu cliente avance na sua jornada de compra e permaneça o maior tempo possivel comprando de você.
 
Sua escada começa desde os produtos e conteúdos gratuitos que você distribui para seu futuro cliente, chegando aos produtos de high ticket (alto valor).
 
Sua missão é estruturar sua escada de maneira que ela FACILITE a sua venda.
 
Por isso, os produtos vão desde os gratuitos, por conta disso, com um valor entregue, teoricamente menor. Chegando aos produtso High End e até Ultra-High end onde o Valor entregue é surreal e o preço cobrado seja alto.
 
 
 

Por que ter uma Escada de Produtos?

 
É importante compreender aqui que a escada de produtos deve ser única para cada Avatar, mas isso não é uma lei magna, porém, é a maneira ideal de fazer o processo de marketing ter resultados mais rápidos.
 
Uma escada tem várias funções estratégicas, entre elas, aumentar o LTV (Life Time Value) do seu cliente, ou seja, o tempo de vida e o valor do cliente na sua empresa.
 
Porém, mais que isso, a escada de produto tem o foco principal em garantir a transformação completa que seu cliente pode e precisa.
 
A missão da escada é sempre garantir que seu cliente tenha um próximo passo a dar na sua jornada.
 
 

Como criar sua Escada de Produtos?

 
Agora que você já entendeu o conceito de Escada de produtos, vejamos como montar sua escada de produtos.
 
Partindo da premissa que você já tem seu Avatar bem definido e as dores dele listadas, agora você já deve estar na fase de criar produtos, serviços, soluções para ele (avatar) resolver seus problemas ou alcançar seus desejos.
 
A sua principal missão é definir qual será seu produto de Front End, ou seja, seu produto de entrada, ou, produto principal.
 
Dentro de uma estratégia de marketing existem várias formas de escolher seu produto de entrada.
 
Ele pode ser um produto ‘barato’, de solução rápida OU um produto de solução desejada e de fácil entrada.
 
Por exemplo:
Um curso sobre vendas é um produto desejado e de fácil entrada. Já um Treinamento de 3 dias sobre processo e gestão de vendas pode ser desejado, porém, mais difícil de vender.
 
É importante que esse produto/serviço atenda as seguintes descrições:
  • - Fácil entendimento
  • - Gerador de Resultados (depoimentos)
  • - Solução Autoexplicativa
  • - Baixa barreira de entrada (viagem, hotel, dias fora de casa, limite alto no cartão de crédito, etc)
 
Em ambos os casos você precisará definir: Qual é o seu produto Principal?
 
E depois responder se ele é o seu produto de Entrada ou se vai usar outra estratégia para conduzir o cliente até o produto principal.
 
Exemplo:
Tenho clientes cujo seu produto/serviço principal é uma Imersão de 1 dia Online. Porém, ele não é um treinamento auto explicativo sobre o que resolve na vida do cliente. Então criamos um Novo produto/serviço que é um treinamento online de 7 dias que resolve uma ‘dor’ específica do nosso público- alvo.
 
Esse segundo produto é mais ‘barato’, fácil explicativo, mas que serve apenas para conduzirmos as pessoas até nosso produto principal.
 
Perceba então que nesse caso, temos 2 produtos/serviços no degrau de Front-End.
 
Conforme você vai amadurecendo no conhecimento do seu público e do seu produto, é importante você ter no MÍNIMO mais 2 produtos.
 
Um de menor valor e outro de maior valor.
 
Ou seja, um produto abaixo do produto Principal e outro acima.
 
Isso serve para sempre poder oferecer algo para quem já está no seu radar.

 
ATENÇÃO!
 
Antes de desejar toda sua escada de produtos, foque sempre em VALIDAR SEU PRODUTO PRINCIPAL.
 
Veja se ele tem aderência e tração. Ou seja, se ele é atrativo para seu cliente e se ele tem uma alta taxa de conversão em vendas.
 
Apenas depois disso fique preocupado em ter uma escada com muitos degraus.
 
Primeiro valido o produto principal. Como? Oferecendo ele!
 
Depois preocupe-se em cercar o cliente com outras ofertas.